Agenda detalhada evento
1º dia: Sessão 1 – 27 de Abril de 2022
Apresentação e discussão pública dos Resultados do projeto “GBL4deaf – Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos” financiado pela FCT [PTDC/COM-CSS/32022/2017] e Lisboa 2020 [LISBOA-01-0145-FEDER-032022] e em parceria com a Fundação Altice.
Programa
17:20 -17:30 – Abertura
Drª Ana Estelita (Diretora da Fundação Altice), Conceição Costa (Investigadora Responsável) & José Neves (Co-Investigador Responsável)
17:35-18:00 – O projeto GBL4deaf – problemática, questões de investigação, método e principais resultados – Conceição Costa & Lília Marcelino
18:00-18:15 – O videojogo inclusivo “Planeta em perigo, aventura espacial”: José Neves, Andreas Melo e Fernando Soares
18:15-18:25 Testemunho de dois participantes: o Ensino em casa e a experiência de jogo com tutoria
18:25-19:15 – Estudos de caso com recurso ao videojogo – Lília Marcelino e Carlos Santos
Q&A- 19.15 -19:30
2º dia: Sessão 2 – 28 de Abril de 2022
Sessão Formativa online neste link:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84102200149
A presente sessão pretende proporcionar a estudantes e profissionais na área educativa o desenvolvimento das competências numéricas iniciais e o desenvolvimento das estratégias na resolução de problemas aritméticos que lhes permita compreender como a criança aprende e desenvolve a aprendizagem da matemática.
Destinada a estudantes do ensino superior e educadores e professores do ensino básico; podem igualmente inscrever-se estudantes de Educação e Psicologia.
17:00 – 19:00- Didática do Ensino da Matemática no 1º ciclo – Carlos Santos
19:00: 20:00- Modelo de Desenvolvimento Numérico e Modelo de Desenvolvimento de Estratégias Aritméticas – Lília Marcelino
Sobre o GBL4DEAF
O projeto de investigação “GBL4deaf – Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos” financiado pela FCT [PTDC/COM-CSS/32022/2017] e Lisboa 2020 [LISBOA-01-0145-FEDER-032022] — tem como objetivo explorar o impacto de um videojogo, na aprendizagem da matemática de alunos surdos e com perda auditiva (DHH) do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico.
O projeto inclui o desenvolvimento de um videojogo cujo conteúdo de matemática está intrinsecamente integrado com a jogabilidade.
Os objetivos específicos do GBL4deaf são os seguintes:
1- Recolher dados das comunidades escolares e historial dos participantes.
2- Avaliar a experiência dos estudantes (UX) no videojogo, desde a sua concepção ao lançamento.
3- Analisar o processo de aprendizagem da matemática em estudantes DHH.
4- Divulgar os resultados a todas as partes interessadas na educação de alunos DHH: decisores políticos, educadores, famílias, associações, media e público em geral.