![Screenshot 2021-05-28 at 11.32.29](https://gbl4deaf.ulusofona.pt/wp-content/uploads/2021/06/Screenshot-2021-05-28-at-11.32.29-e1624356261649.png)
Sobre o Jogo
Planeta perigo: Uma aventura espacial é um jogo de aventura e puzzle, controlas um comandante que tem que reconstruir uma base espacial atacada por piratas.
Como jogador tens que usar a tua astúcia, estratégia e habilidade matemática para resolver desafios e recolher recursos.
Desenvolve a tua base e naves espaciais para derrotar os malvados piratas.
Conteúdos DHH
![](https://gbl4deaf.ulusofona.pt/wp-content/uploads/2021/06/sign-language-solid-pngrepo-com-150x150.png)
Educacional
![](https://gbl4deaf.ulusofona.pt/wp-content/uploads/2021/06/educational-hand-drawn-rulers-pngrepo-com-150x150.png)
Aventura
![](https://gbl4deaf.ulusofona.pt/wp-content/uploads/2021/06/spaceship-150x150.png)
Puzzle
![](https://gbl4deaf.ulusofona.pt/wp-content/uploads/2021/06/bald-head-with-puzzle-brain-pngrepo-com-150x150.png)
1 jogador
![](https://gbl4deaf.ulusofona.pt/wp-content/uploads/2021/06/one-player-game-symbol-pngrepo-com-150x150.png)
Gráficos 3D
![](https://gbl4deaf.ulusofona.pt/wp-content/uploads/2021/06/cube-3d-pngrepo-com-150x150.png)
Windows 10
![](https://gbl4deaf.ulusofona.pt/wp-content/uploads/2021/06/windows-pngrepo-com-150x150.png)
Mais sobre o jogo
“Planeta em perigo: Aventura espacial” é um dos resultados do projeto GBL4deaf.
O principal objetivo do GBL4deaf, é explorar o impacto de um videojogo, baseado em investigação, na aprendizagem das primeiras matemáticas em crianças surdas e com audição reduzida (DHH) em contexto escolar. A nossa amostra inicial é de 28 alunos do DHH do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico de escolas parceiras do projeto.
O projeto de investigação GBL4deaf incluiu o desenho de engajamento e imersão usando um processo human-centered, onde os alunos estiveram envolvidos na investigação e design desde a fase de conceito até ao final da criação do videojogo, para que este pudesse corresponder às expectativas das crianças em termos de estética e jogabilidade. Portanto, a integração intrínseca do conteúdo matemático na jogabilidade era um requisito fundamental.
Foi criada uma framework onde a criação de jogo começa com a definição dos objetivos de aprendizagem e a audiência, uma abordagem de aprendizagem ativa e desafios no jogo que permitam o magic loop em jogos e, em que para se progredir no jogo os conhecimentos matemática são necessários, consolidados e os níveis e desafios seguintes apresentam uma dificuldade crescente. O fracasso é uma ferramenta motivacional – Play it again!. O jogo tem alto potencial de entretenimento e replayability.
No jogo Planeta em perigo: Aventura espacial, o jogador controla um Comandante encarregue de reconstruir um planeta abandonado e destruído. Para atingir tal objetivo, o jogador tem de resolver desafios usando o seu conhecimento matemático e de gestão de recursos / tempo.
Devido à situação de pandemia Covid-19, foi utilizada uma amostra de conveniência: cinco alunos surdos, dez alunos ouvintes, e entre estes oito possuem necessidades de Educação especial: Discalculia, Autismo, Síndrome de Asperger, Défices cognitivos, Síndrome de Dravet, TDAH (Défice de Atenção e Hiperatividade).
Planeta em perigo: Aventura espacial, é um videojogo inclusivo e uma ferramenta pedagógica no contexto do ambiente digital, tendo já dado provas no contexto da pandemia em ensino formal e informal.
FAQs
Como posso jogar o jogo?
Para jogar Planeta em Perigo: Uma aventura espacial, deve usar o botão de download no topo da página e seguir as instruções.
Fiquei preso(a) no jogo, o meu personagem não se consegue mexer. O que faço?
O melhor a fazer é voltar ao menu inicial através da pausa (tecla ESC) e voltar a entrar através do seu perfil. Caso a operação anterior não funcione, reinicie a aplicação: “ALT + F4” para desligar o jogo. Volte a entrar.
Encontrei um BUG / erro no jogo, como posso fazer para o reportar?
Deve enviar um e-mail à equipa de desenvolvimento, para f5748@ulusofona.pt, com uma descrição breve do problema e do momento de jogo e também se possível uma captura-de-ecrã anexada ao e-mail.
Tenho uma pergunta / problema que não está aqui listado, como posso obter ajuda?
Pode enviar um e-mail à equipa do GBL4DEAF, para f5748@ulusofona.pt. Estamos aqui para ajudar.