GBL4deaf

O presente projeto segue os princípios da aprendizagem baseada em jogos em três categorias: a) Capacitar os alunos, dando-lhes autonomia para aprender com a jogabilidade; b) A aprendizagem baseada em problemas é apresentada como um desafio, tendo em mente que resolver problemas é o conceito central da aprendizagem; c) Profunda compreensão da matemática, como a aplicação de conteúdos matemáticos em outro contexto além do conhecimento de fatos matemáticos formais por meio de testes e testes.
A experiência conjunta da Casa Pia – CED Jacob Rodrigues Pereira e Universidade Lusofona (ULHT) com o projeto Educação Acessível foi um trunfo importante para o projeto GBL4deaf, dando a pesquisadores, designers de videogames e desenvolvedores acesso aos alunos do DHH e oferecendo-lhes novos caminhos. para explorar a aprendizagem. Mantendo a parceria com a Casa Pia – CED, Jacob Rodrigues Pereira, o projeto GBL4deaf estende sua colaboração a outras escolas: O ‘Agrupamento de Escolas D. Maria II’, o ‘Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos’ e o ‘Agrupamento de Escolas Reynaldo dos Santos ‘ Outras instituições da sociedade civil, como a ‘Associação LUDUS’, a ‘Federação Portuguesa de Associações de Surdos’ (FPAS), a ‘Associação Portuguesa de Surdos’ (APS) e a Fundação Altice Portugal também são parceiras deste projeto, uma vez que é alinhados com sua missão e valores.
Os resultados da pesquisa são importantes não apenas para a adoção do videogame nas Escolas de Referência para a Educação Bilíngue de Estudantes Surdos (EREBAS), mas também para outros contextos (in) formais da educação.