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A casa pia de lisboa é um instituto público que tem como missão a promoção dos direitos e a proteção das crianças e jovens, sobretudo dos que se encontram em perigo e em risco de exclusão e com necessidades educativas especiais, de forma a assegurar o seu desenvolvimento integral, através do acolhimento, educação, formação e inserção social e profissional.
O trabalho desenvolvido pela casa pia de lisboa visa o superior interesse da criança e a construção do seu projeto de vida, a partir da adequação de recursos e princípios orientados às necessidades de cada educando, concretizando-se através de projetos de desenvolvimento personalizados.
No que respeita ao projeto GBL4deaf, o CED Jacob Rodrigues Pereira está envolvido na validação pedagógica do videojogo e no acesso a alunos surdos do 7º ano.

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O Agrupamento de Escolas D. Maria II, na vertente da Educação da Pessoa Surda, rege-se pelo princípio que a educação das crianças e jovens surdos deve ser feita em ambientes bilingues que possibilitem o domínio da Língua Gestual Portuguesa (LGP), o domínio do português escrito e, eventualmente, falado, competindo à escola contribuir para o crescimento linguístico dos alunos surdos, para a adequação do processo de acesso ao currículo e para a inclusão escolar e social.
No que respeita ao projeto GBL4deaf, o Agrupamento de Escolas D. Maria II vai participar no projeto como grupo de controlo.

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O Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos é um grupo de referência português de escolas para ensino bilingue para alunos surdos e com dificuldade auditiva (DHH). Desde 2008 pretendem integrar a Língua Gestual Portuguesa (LGP) com a língua portuguesa escrita (eventualmente falada língua portuguesa) nas salas de aula. O agrupamento de escolas situa-se no norte de Lisboa e tem mais de 1200 alunos, dos quais cerca de 70 têm dificuldades auditivas.

Os alunos surdos e de audição reduzida irão participar no nosso estudo na área da pesquisa baseada em jogos e aprendizagem de matemática baseada em jogos.

 

 

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O Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos foi um grupo de referência português de escolas para ensino bilingue para alunos surdos e com dificuldades auditivas (DHH). Hoje continua a dar apoio a 19 alunos do DHH com aulas de ensino bilingue (Língua Gestual Portuguesa e língua portuguesa escrita). Localizado a 30 km do norte de Lisboa, este agrupamento de escolas tem cerca de 1400 alunos desde o jardim de infância até ao secundário.
Os alunos surdos e de audição reduzida irão participar no nosso estudo na área da pesquisa baseada em jogos e aprendizagem de matemática baseada em jogos.

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A Associação Portuguesa de Surdos (APS) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos de âmbito nacional, sendo a associação de surdos mais antiga do país.
A APS foi pioneira na formação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) tanto para a sociedade em geral, como para a profissionalização de formadores surdos e de intérpretes. Além disso, desde cedo, investiu na educação bilingue de surdos adultos, tanto na antiga escolarização, como atualmente nas novas tecnologias e noutras áreas profissionais.
No que respeita ao projeto GBL4deaf, a APS contribui com a análise do videojogo na perspetiva de uma pessoa surda e participa na disseminação do projeto dentro da comunidade surda.

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A FPAS tem como principal missão promover, defender, realizar e apoiar ações que contribuam para o desenvolvimento das associações de Surdos e da Comunidade Surda, para assegurar e efetivar a plena cidadania e igualdade de oportunidades e para suprimir as barreiras que impedem o exercício dos seus direitos e deveres.

Tem como principais valores a proximidade associativa de Surdos de forma a alargar a voz do associativismo Surdo; a sensibilização para as pessoas em geral sobre a problemática da Comunidade Surda e os seus objetivos; a parceria e cooperação das entidades para tomar medidas no plano da qualidade de vida das pessoas Surdas; a acessibilidade, nomeadamente, tecnologias de comunicação em Língua Gestual Portuguesa.

No que respeita ao projeto GBL4deaf, a FPAS contribui na validação do conteúdo de Língua Gestual Portuguesa (LGP) usado no videojogo e na disseminação do projeto dentro da comunidade surda.

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A Associação Ludus (AL) é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo apoiar e divulgar a Matemática nas suas diversas vertentes, nomeadamente pedagógica, científica, cultural, histórica e recreativa. A AL está especialmente vocacionada para a promoção e divulgação da Matemática Recreativa.
A AL vai participar no projeto por via da validação do seu conteúdo Matemático, assim como contribuir com a sua disseminação na comunidade de professores e entusiastas de matemática.

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A Fundação Altice Portugal é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que tem por objetivo concretizar o compromisso de intervenção social e apoio ao desenvolvimento da Fundação Altice Portugal, no âmbito das suas responsabilidades enquanto importante agente social.
Na sua dimensão social, a Fundação Altice Portugal surge como pilar fundamental, com enfoque prioritário nas áreas da Saúde, Educação e Acesso às Comunicações. O contributo da Fundação Altice Portugal para a construção da Sociedade da Informação e acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação concretiza-se, também, através do incentivo ao desenvolvimento das capacidades pessoais, com destaque para o apoio aos cidadãos com necessidades especiais de comunicação.
No que respeita ao projeto GBL4deaf, a Fundação Altice Portugal vai participar na disseminação do projeto através dos seus canais de comunicação, bem como na participação do seminário final que envolve todas as partes interessadas.

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