Ficha de Projeto

Designação do projeto | GBL4deaf – Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos
Código do projeto | PTDC/COM-CSS/32022/2017 e LISBOA-01-0145-FEDER-032022
Objetivo principal | O presente projeto tem como objetivo explorar o valor dos jogos digitais, particularmente “jogos sérios”, no processo de aprendizagem matemática dos alunos surdos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, contribuindo para uma educação mais inclusiva e equitativa.
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural, C.R.L.

Data de aprovação | 13-3-2018
Data de início | 1-5-2018
Data de conclusão |  30-4-2022
Custo total elegível | 234.992,35€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 93.996,94€
Apoio financeiro público nacional/regional | 140.995,41€

Os objetivos específicos do GBL4deaf são: a) avaliar a eficácia dos videojogos na aprendizagem da matemática em crianças surdas, através de investigação comparativa, utilizando comparações intra-sujeitos (pré-teste e pós-teste) e comparações inter-sujeitos (grupo de controlo e grupo experimental); b) desenvolver um jogo sério em que o conteúdo educativo está intrinsecamente integrado na jogabilidade e utilizando um design centrado no utilizador; c) desenvolver instrumentos para avaliação quantitativa e qualitativa das aprendizagens; d) analisar longitudinalmente o processo de aprendizagem matemática em crianças surdas, através da elaboração e preenchimento de grelhas de observação; e) explorar a manipulação pelas crianças das interfaces tangíveis, especialmente desenvolvidas para o videojogo, avaliando e documentando a sua usabilidade; f) explorar as perceções e atitudes dos principais intervenientes do sistema educativo, para a implementação de processos de aprendizagem baseada em jogos com crianças surdas; g) divulgar os resultados junto dos parceiros e principais stakeholders, tais como EREBAS, outras instituições educativas, instituições responsáveis por crianças surdas, famílias, professores de matemática e associações e decisores políticos; h) adotar uma metodologia de Recursos Educativos Abertos (RCE), disponibilizando online o videojogo, as especificações de interface tangíveis e os resultados científicos do projeto: https://gbl4deaf.ulusofona.pt/pt/a-cerca-de-gbl/