About

O projeto GBL4deaf tem por objetivo explorar o impacto dos videojogos educativos no ensino da matemática a crianças surdas do 3º ciclo do Ensino Básico, através do estudo experimental da sua eficiência enquanto ferramenta de apoio às aulas por comparação com outras abordagens de ensino. O GBL4deaf, visa acrescentar uma dimensão científica aos videojogos que a Casa Pia – CED Jacob Rodrigues Pereira e a Universidade de Humanidades e Tecnologias (ULHT) têm vindo a desenvolver desde 2015.
Os resultados da investigação são importantes não só para a adoção deste videojogo nas Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS), como em contextos informais de educação. De modo a criar condições contextuais para a sua implementação objetiva-se, ainda, a criação de um guia orientador para professores e educadores que possibilite a disseminação da prática a outras escolas, a par da disponibilização online dos jogos digitais e interfaces tangíveis lúdicas especificamente concebidos para o efeito.