Lília Marcelino

Lília Marcelino é licenciada em Psicologia na Universidade Lusófona (2005), membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula profissional nº 13185) e mestre em Comunicação nas Organizações pela ECATI – Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação. Ex-bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/69366/2010), é doutorada em Educação desde 2015. Tem uma bolsa de investigação de pós-doutoramento no projeto “Participação social em alunos com NEE em escolas públicas” financiado pela FCT (PTDC/MHC-CED/4150/2014). As suas áreas de interesse são a Cognição Numérica e Discalculia e Dificuldades na Aprendizagem da Matemática e mais recentemente a Aprendizagem baseada em Jogos com publicações e participações em eventos científicos nacionais e internacionais. Em 2017, o estudo “Método sentido de número: intervenção nas competências numéricas precoces em crianças do 1.º ano de escolaridade” foi um dos nomeados para melhor poster no 15th European Congress of Psychology em Amesterdão, resultado do projeto “Método Sentido de Número: Identificação e Intervenção Precoce” que coordenou em colaboração com a Universidade dos Açores e promovido pelo Governo dos Açores no âmbito do ProSucesso – Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, Direção Regional da Educação, Açores pela Educação. Tem formações certificadas para psicólogos e para professores e outros profissionais na área da discalculia e  dificuldades na aprendizagem da matemática. Atualmente é investigadora contratada no CICANT – Universidade Lusófona no âmbito do projeto GBL4deaf – Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos (2018-2021).